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SUBSTITUA OS ALIMENTOS QUE MAIS ENGORDAM NAS FESTAS DE FIM DE ANO

Exagerar nas festas de fim de ano pode ser inevitável, mas também controlável. Mesmo que as refeições desta época do ano não sejam consideradas saudáveis, funcionais ou fitness, algumas receitas podem ser adaptadas para serem menos calóricas e mais adequadas ao calor natalino brasileiro.
 
Veja seis substitutos (e uma dica) que podem ser feitas nas ceias de fim de ano:
 
1) Abandone a cerveja no fim de ano. As calorias da cerveja podem ser substituídas por um clericot: espumante com frutas. Além de ser uma bebida mais refrescante, e menos calórica, as pessoas não tomam com a mesma frequência e quantidade que a cerveja, o que também diminui o efeito negativo do álcool na saúde. Aprenda a fazer drinks leves com as receitas do Bom Gourmet.
 
2) Bolo de chocolate, não. Troque o chocolate na receita do bolo por grãos. Mais saudável, as fibras dos grãos ajudam a expelir gordura do organismo. Para o brigadeiro ficar menos calórico, substitua por cacau com 50% ou mais de pureza e retire a manteiga da preparação.
 
3) Sobremesa de sorvete, sempre. Não estamos falando daquele picolé ou de massa industrializado. Faça o próprio sorvete com queijo branco, e misture a uma calda de goiabada, feita com a própria fruta. Para adoçar, açúcar demerara ou mascavo. Há mais receitas aqui.
 
4) Inclua a pimenta. Tempere as refeições com pimenta que, além de dar um gostinho a mais, tem a ação termogênica, acelerando o metabolismo e colaborando na perda de peso.
 
5) Na hora da sede, chá! Prefira chás termogênicos na hora de se refrescar ou mesmo água saborizada. Chás a base de canela e gengibre, gelados, ajudam no metabolismo. Para fazer a água com sabor, misture quatro fatias de laranja à água gelada ou duas folhas de hortelã, manjericão e gengibre.
 
6) Camarão no lugar da batata frita. Entre escolher a batata frita e o camarão, como porção na praia, opte pelo camarão. Ao invés da versão frita ou empanada, o camarão pode ser servido ao bafo, que é menos incômodo à saúde.
 
Caminhe todos os dias! 
 
Aproveite a praia, a praça, o parque do bairro e, principalmente, o calor, para sair de casa e caminhar. Meia hora, todos os dias, ajudam o coração e a manter o peso. Se você conseguir engordar dois quilos ao invés de oito, será mais fácil perdê-los no ano novo.
 
Fonte: Gazeta do Povo

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