Destaque

Previsão do Tempo

PRIVAÇÃO DO SONO AJUDA NO TRATAMENTO CONTRA A DEPRESSÃO

Pessoas com depressão “brigam” com o sono. Seja porque dormem demais ou porque o sono nunca vem, a relação entre a doença e a hora de dormir costuma ser complicada, atrapalhando até mesmo o tratamento. Mas, uma terapia tem surgido nas pesquisas médicas como inovadora e com resultados surpreendentes: a privação do sono do paciente depressivo.
 
“O sono é um dos pontos primordiais no tratamento da depressão. Para melhorar um paciente em depressão, você tem que fazer com que ele durma bem e há duas formas de fazer isso: ou dá um remédio, como todo mundo faz, ou faz ele acordar antes, o que é o mais adequado fisiologicamente”, explica Felipe Augusto Dufloth, médico psiquiatra do hospital Marcelino Champagnat e do Centhre – Centro de  Tratamento do Humor Resistente.
 
Acordar antes do horário previsto faz com que o organismo se ‘reinicie’ e afete, principalmente, o ritmo homeostático do corpo – calculado pela quantidade de atividades que você faz. “Quanto mais você cansa durante o dia, maior a tendência a afundar no sono e, então, o paciente dorme melhor”, reforça o médico psiquiatra.
 
Há duas formas, conforme explica Dufloth, para fazer essa privação do sono. Ou o paciente faz uma restrição total, por 36 horas; ou parcial, acordando entre quatro a seis horas antes do horário previsto. Acordada, a pessoa é incentivada a fazer exercícios físicos, a se submeter a uma luminosidade, de preferência, natural e se alimentar de forma leve.
 
“Se no começo do tratamento você usar de todos os tratamentos, pedindo para ele fazer exercícios físicos, tomando o antidepressivo, acordando cedo pela manhã, com privação parcial do sono, o paciente melhora mais. Isso altera o ritmo biológico”, completa Dufloth.
 
Os resultados têm se mostrado positivos para boa parte dos pacientes, conforme divulgou o site médico Medscape. Em um dos levantamentos mais recentes dos principais estudos que relacionam a privação de sono com a depressão, diminuir as horas dormidas reduz os sintomas da doença em até 50% dos pacientes.
 
A privação do sono, no entanto, não pode ser feita pelo próprio paciente, mas sim controlada com as orientações de um médico.
 
“Não é ficar sem dormir, sem um controle do número de horas, do ritmo da luz. Do contrário, o paciente pode acabar piorando, porque a privação não controlada do sono piora os sintomas dos transtornos mentais”, alerta Raquel Tatiane Heep, médica psiquiatra da Prefeitura Municipal de Curitiba e professora do curso de medicina da Universidade Positivo.
 
Da mesma forma, a privação deve ser feita durante um período pré-determinado. “Os estudos indicam, às vezes, três meses, enquanto outros recomendam 12 dias e então uma pausa; outros fazem uma privação maior em menos noites. Mas o importante é que os estudos mostram que temos que rever algumas coisas. Até então tínhamos uma ideia errada do sono, de que a insônia piorava a depressão”, completa Heep.
 
Outro detalhe, alertado pela médica psiquiatra, é que os estudos excluíram pacientes que tomavam qualquer tipo de antidepressivo, o que faz os médicos repensarem para quais pacientes a terapia pode ser mais benéfica.
 
Resultados positivos não se mantêm por muito tempo
 
O lado negativo, conforme ressaltado pela literatura médica, é que a redução nos sintomas depressivos não se mantêm, geralmente, até a noite seguinte. Cerca de 80% dos pacientes apresentam recaída neste período.
 
Para pacientes específicos, no entanto, os resultados têm se mostrado melhores. De acordo com Glauber Higa Kaio, médico psiquiatra membro da Associação Paranaense de Psiquiatria, o paciente com transtorno bipolar pode ter mais benefícios com a privação de sono, especialmente quando identificado na fase depressiva da doença.
 
“Para o bipolar, você altera o humor com a privação do sono. Às vezes não são depressivos, são pacientes bipolares, mas é na fase depressiva da bipolaridade que eles procuram uma consulta e quando faz a privação de sono, altera o humor”, explica Kaio.
 
Fonte: Gazeta do Povo

Publicidade

Fusionweb 

O melhor streaming para Rádio e Tv na Internet.

Hospedagem e desenvolvimento de Sites.

CLIQUE AQUI!

Ou ligue 41-3093-9979