Destaque

Previsão do Tempo

BEM VINDO AO NOSSO SITE

OLÁ INTERNAUTA!

Obrigado por entrar no nosso site! A Rádio Guairacá de Terra Rica é a primeira da cidade, no ar desde 20 de janeiro de 1989. Segue um pouco da história do município:

As terras que constituem o território do Município de Terra Rica foram requeridas ao Governo do Estado do Paraná, em 1950, por Aniz Abud, que, mais tarde as transferiu à Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná (SINOP). Até então, elas integravam o Distrito de Paranavaí, que por sua vez, pertencia ao Município de Mandaguari. Investida na posse do Patrimônio de Terra Rica, a SINOP passou a medir, demarcar e vender lotes, datas e sítios, iniciando-se já em 1950, a formação de importante núcleo populacional.

Situada às margens do rio Paranapanema, Terra Rica conta com grande facilidade no escoamento de sua produção, feito através do porto fluvial Euclides da Cunha, que é um dos mais movimentados do noroeste do Paraná. Graças a sua situação privilegiada, Terra Rica teve rápido desenvolvimento, crescendo social e econômicamente e de maneira impressionante.

Assim, em 1953, o povoado foi elevado à categoria de Distrito Administrativo e, em 1954 alcançou sua autonomia.

A denominação de Terra Rica é devido à fertilidade do solo da região.

A Rádio Guairacá de Terra Rica que opera em 1520 kHz AM se orgulha de fazer parte desta história e ter formado dezenas de profissionais, a exemplo do atual prefeito, Mi Molina, que nela iniciou e comandou por anos o programa Show da Manhã, no ar até hoje e também pelo site www.brasilam.com.br  

Por estarmos renovando todos os equipamentos em Terra Rica, o nosso site acompanha essa modernização, onde pelo computador, laptop, notebook, tablet, celular, iphone, smartphone, blackberry, android, voce ouve e acompanha toda nossa programação!

Divulgue Terra Rica e a Rádio Guairacá em sua rede social e mostre fotos da cidade que estão no site: www.brasilam.com.br 

Nossa população já chegou em mais de 30.000 habitantes que devido as geadas, perdeu sua maior força agrícola que era o café. Hoje tem 15.256 habitantes, dados de 2010, cujos números vem aumentando. Conta com um bom plantel de Gado Nelore, Usina de Álcool, Represa, Usina de Energia Elétrica e é assistida pelos Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Bradesco, Sicredi e Sicoob. No campo turístico, o Rio Paranapanema, prainhas e os 3 Morrinhos (Morro 3 Irmãos), cujos dados informamos:

O Morro Três Irmãos, também chamado de Três Morrinhos, é o mais antigo morador da região e teve o privilégio de ver muitas cidades crescerem nos horizontes que o cercam. Cada um dos morros que compõem os Três Irmãos possui uma beleza diferente, vamos então fazer um passeio por sobre eles, e descobrir as suas belezas. O primeiro morro sentido oeste é o mais alto, sua altura aproximadamente é de 180 m e a superfície do topo é de mais ou menos 120 m2. Os empregados da Colonizadora SINOP foram os primeiros a subirem até o topo. A partir daí, muitos curiosos e aventureiros se adentraram por entre o mato fechado, fazendo picadas e enfrentaram todas as dificuldades e barreiras que a natureza impunha. Tudo isso em troca de alcançar a maravilhosa vista panorâmica, estar próximo das nuvens e poder apreciar a natureza de um novo ângulo.

Na década de 60, Padre Eduardo, apoiado por uma grande multidão de fiéis, inicia a construção de uma capela no alto do morro e futuramente com a adequação da estrada facilitou o acesso até ao cume do morro. Foram instalados as antenas de televisão e os equipamentos de retransmissão.

Além de tudo isso as belezas naturais decoram aquele lugar. Ali nós podemos desfrutar da tranqüilidade nas sombras das árvores, do cantar dos pássaros e até de uma delicada mina natural de água que corre no dorso desse morro.

Se continuarmos o nosso passeio, vamos seguir o caminho ao morro central, onde à cerca de 70 metros abaixo do topo deparamos com uma planície maravilhosa que possui uma área aproximada de 1/2 alqueire.

Assim como no primeiro morro, também vamos encontrar um lençol de água na planície do morro central. A água jorra com maior abundância; é uma água límpida e cristalina onde podemos matar a sede e descansar apreciando a paisagem.

Neste local se encontra a maior área verde do Três Morrinhos, onde podemos encontrar algumas árvores centenárias e várias plantas, animais e pássaros. Seguindo para o terceiro morro que dentre os três é o mais baixo e tem uma altura aproximada de 166 metros de base. A paisagem mostra enormes paredões de rocha decotados pela natureza. Vamos admirar o tamanho das pedras que ali existem e matar a curiosidade, observando buracos e fendas que chamam a nossa atenção. É nessa elevação que se encontra a pacata Caverna do Sol Nascente; nome que recebeu por estar localizada ao leste do morro, e por ter o sol nascendo todos os dias à sua entrada.

Tem um formato triangular e afunilado, ou seja, o fundo vai se estreitando à medida que se adentra nela. Tem um comprimento de mais ou menos 12 metros, e teve sua origem a partir do desprendimento das camadas rochosas pouco resistentes aos efeitos erosivos do tempo. Essa caverna se situa aos pés do morro junto a um paredão rochoso, e é guardada pelos antigos moradores do lugar; os marimbondos. O Morro Três Irmãos é também um ambiente propício à reprodução das cobras, já que não é difícil topar com algumas delas naquele local.

Abertos para receber suas ideias, sugestões e informações através do email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  vai aqui o nosso Muito Obrigado.

Rádio Guairacá de Terra Rica, a rádio do Povo, a primeira da cidade!

Publicidade

Fusionweb 

O melhor streaming para Rádio e Tv na Internet.

Hospedagem e desenvolvimento de Sites.

CLIQUE AQUI!

Ou ligue 41-3093-9979